terça-feira, 23 de outubro de 2012

Arte, sexo, feminilidade, Leyla Buk e website




Veja e liberte-se.

Leyla Buk, que hoje mora em Recife/PE, é sem dúvida uma das mais gratas surpresas concedidas por todas as minhas andanças virtuais pelo Facebook. O achado de sua arte mudou minha própria forma de enxergar a arte anexada num quadro, numa roupa, num caderno, em sua confecção e em seu estágio final. A maneira como impõe suas personagens (ou exteriorizações de si própria) na tela, a ousadia de seus traços pecadores, a sexualidade que se aflora em cada pincelada, o sangue, o universo feminino de uma forma que nunca presenciei, descreve sem uso de palavras algo novo/perceptível/palpável onde se materializaram outros mundos, através das mãos de alguém com enorme potencial para criá-los.

Pouco tempo depois de conhecer seu trabalho, li uma matéria especial do Sirva-se com ela e pude me aprofundar um pouco mais na cabeça da artista, nas suas influências, no contexto de sua produção e sentir o clima de pensamentos e fantasias que contribuíram para o ambiente de suas criações tão impressionantes. Compartilho com vocês essa importante matéria, intitulada A arte de Leyla Buk, postada pelo Sirva-se Cultura Alternativahttp://sirvase.net/blog/?p=4649.








Tenha mais da arte de Leyla Buk com um clique. 


Entre uma novidade e outra dentro de seus trabalhos, precisamente ontem, segunda-feira, dia 23 de outubro, tive o imenso prazer em acessar pela primeira vez a plataforma virtual dessa grande artista. Demonstrando estar satisfeita pelo novo espaço, Leyla Buk divulgou seu website aos amigos do Facebook, onde são oferecidas mostras de seus trabalhos e que promete muitas novidades aos admiradores espalhados por todos os cantos. Você pode acessar o website/portfólio de Leyla Buk pelo seguinte link:  http://www.leylabuk.com/. Lembrando que essa não é a primeira intervenção da artista na internet. Antes disso, Leyla mantém um blog (http://leylabuk.wordpress.com), que estará hospedado no website, onde publica seus trabalhos e escreve aos admiradores, recriando as condições de produção e influências em suas obras, como uma espécie de bastidores. Sem falar, claro, do Twitter, Facebook,Tumblr... Segundo a própria artista, importantes ferramentas de divulgação de suas pinturas.


Em uma de suas muitas entrevistas publicadas na internet, eu li Leyla Buk dizer que a necessidade de se expressar, de se externar, de se fazer perceber é inerente ao ser humano. Entretanto, existem pessoas que fazem isso com primazia e, na falta de atributos necessários para fazê-lo com tamanha beleza e virtude, acabamos nos apaixonando por formas de expressão exteriores a nós, mas que ao mesmo tempo dizem respeito as nossas próprias experiências de maneira inexplicavelmente intima. Dentre todas as suas formas de autoexpressão, posso citar um zine interessante que tenho guardado comigo com carinho. Trata-se da 19ª edição do Spermental, em que Leyla Buk dá mostras de seu talento.









O que você está esperando? Acesse já o website de Leyla Buk (http://www.leylabuk.com) e quem sabe você terá a mesma experiência avassaladora que eu tive ao ver sua arte?! Desmistifique-se, transcendentalize-se e delicie-se com as obras da artista.

*Imagens extraídas de:
Sirva-se Cultura Alternativa: http://sirvase.net/blog/