quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Cultura verde



Nesta sexta-feira (23/11) se encerra o curso Capacitando Lideranças para a Conservação da Mata Atlântica do Nordeste, realizado pela AMANE (Associação para Proteção da Mata Atlântica do Nordeste), na cidade de Murici, Alagoas. O curso, iniciado na última segunda-feira (19/11), se desenvolveu com a prioridade em discutir a preservação da natureza a partir de um foco de ação nas comunidades que devem adotar essa iniciativa de preservar. Além desse objetivo, a capacitação de lideranças será realizada em três diferentes etapas, e se conclui em 2013 com a formação de grupos para o desenvolvimento de projetos e consequente possibilidade de captação de recursos, seja para as comunidades e organizações da agricultura ou comunidades presentes na área urbana da cidade de Murici, por meio de ideias para a intervenção na educação.


Quem está participando desse curso?

O curso realizado na verde Murici é direcionado estrategicamente a indivíduos que representam diferentes setores envolvidos com a discussão da preservação ambiental, sejam os representantes de setores da Prefeitura Municipal de Murici, sejam os representantes de cooperativas e associações, sejam os representantes do Governo de Alagoas (de setores burocráticos e da educação), da universidade federal e pesquisadores.


Quem realiza esse curso?

A AMANE realiza o curso. A Associação para Proteção da Mata Atlântica do Nordeste é uma OSCIP (Organização Social de Interesse Público), de perfil ambientalista e sem fins lucrativos. Nasceu em 2005, por meio do Pacto Murici, em um acordo feito por cerca de oito regiões não-governamentais com intuito de proteger a região de Murici/AL. A principal missão da organização é proteger e recuperar a Mata Atlântica do Nordeste através da conservação da biodiversidade e benefícios socioambientais.


Veja a programação que compôs o curso de capacitação das lideranças (clique na imagem para ampliar):



Você conhece o Complexo Florestal de Murici?

Saíra Militar.
O Complexo Florestal de Murici é uma região riquíssima em diversidade biológica, sendo a maior na porção de Mata Atlântica do Nordeste situada acima do Rio São Francisco. Mais de 36 espécies de aves endêmicas podem ser encontradas na região (a maioria é ameaçada de extinção). No entanto, a importância dessas aves e a preservação de seu santuário ainda devem entrar nas escolas do próprio município com maior intensidade. Até lá, organizações como a AMANE levam esse debate a comunidades periféricas.



Impressões do curso Capacitando Lideranças para a Conservação da Mata Atlântica do Nordeste.

O curso está sendo realizado nas estruturas da sede da AMANE, em Murici/AL. Reunindo várias lideranças de diferentes polos da sociedade, o curso certamente cumpriu um de seus papéis fundamentais: abrir a questão da preservação para discussão em um grupo diversificado da região alvo. A perspectiva de trabalhar e reproduzir o conhecimento adquirido, aplicando-o na comunidade, também é essencial. Será, por exemplo, que aquele senhor que desmata a floresta o faz premeditadamente para destruir ou seu sustento está intrinsecamente ligado aquela extração irregular e desprovida de informação? Quais outras formas de sobreviver do plantio, sem torturar o solo com a insistência da química pesada, como muitas vezes ocorre com a repetitiva produção da cana-de-açúcar? Outro tipo de produção não poderia ser adotado? Quais os benefícios em se preservar? Essas foram apenas algumas das questões discutidas durante a grade também diversificada de disciplinas e com ótimos professores abertos a opiniões de diferentes tipos.

 Conceitos como planejamento, gestão e gestão participativa foram fomentados como bases que sustentam um projeto. E o projeto é a base que vem sustentando o curso. Ele é o produto a ser obtido pelos variados grupos no fim das três etapas realizadas nessa empreitada de capacitação. São esses projetos que concorrerão à captação de recursos e, se aplicados corretamente, poderão orgulhar seus desenvolvedores, na missão de capacitar também as comunidades, na elaboração de políticas educacionais que primem pela preservação e recuperação de áreas desmatadas.

Curso de Observação de Aves, realizado pela SAVE Brasil.
Um dos grandes potenciais turísticos (ou o maior) deste interior muriciense é sem dúvidas o ecoturismo. Entretanto, um dos grandes desafios dos líderes municipais e estaduais, ou de setores privados, é fazer com que a comunidade usufrua desse potencial, extraia sua sobrevivência, sem degradar o espaço. Em muitas regiões, a caça já é impedida, mas ainda existem exceções. Não se pode também falar em preservação do meio ambiente e esquecer aqueles que tiram seu sustento e de suas famílias a partir da extrações ilegais. O que serão dessas famílias? O curso estabelece esses paradigmas e propõe, através da discussão com as lideranças presentes, soluções cabíveis para as questões, que priorizem o fornecimento de oportunidades para as famílias, uma distribuição mais igualitária dos bens da terra, através da criação de associações e cooperativas e, para além de tudo isso, a preservação ambiental como tema de intervenção direta nas escolas.


Veja algumas fotos dos dias de curso, extraídas da página da AMANE no Facebook:

Iguarias preparadas por uma organização de Branquinha e enviadas ao curso. 

Mesa composta por diferentes doces.

Dorinha, liderança da AMANE, falando aos participantes do curso.

Noção de importantes conceitos aos olhos dos participantes.

Uma das metodologias da aula de Ética e Resolução de Conflitos. 

É hora de cantar! Aula de Ética e Resolução de Conflitos, ministrada pelo professor Marcelo Pelizzoli.

Aula de Associativismo e Cooperativismo, ministrada pelo professor Daniel Nakabayashi.

Atividades.

Ótimo material distribuído aos participantes.

Associativismo e Cooperativismo.

Atividades.

Ética e Resolução de Conflitos.

Associativismo e Cooperativismo.

Ética e Resolução de Conflitos.

Atividades.

Associativismo e Cooperativismo.

Música pra expulsar o estresse! Ética e Resolução de Conflitos.

Associativismo e Cooperativismo.

Você pode ficar por dentro de maiores informações dos trabalhos efetuados pela AMANE através do site: http://www.amane.org.br/

Curta também a página da AMANE no Facebook e receba mais atualizações: http://www.facebook.com/amane.ong